terça-feira, 30 de junho de 2009

pânico

O título pode dar talvez a impressão errada, mas como quem me conhece sabe que sou um pouco exagerada, vai dar um desconto. Essa semana estou de férias, em casa, e deveria estar hiper mega feliz! Mas não estou... Hoje comecei a pensar nos MESES que vou ficar em casa, sem trabalhar e desde os 21 anos não fico MESES em casa sem trabalhar. Sei que vou ter muito trabalho, só que em casa e vamos dizer que nunca fui assim muito fã dos afazeres domésticos. Para a família, podem ficar tranquilos que meu senso de responsabilidade é maior do que a vontade (que pode aparecer) de sair correndo. Mas hoje tive a nítida impressão de que não vai ser fácil.

Fizemos uma ultra na sexta e o Tito já está com uns 2 kg! Isso é ótimo, está tudo bem conosco, mas também é mais uma evidência de que "está chegando a hora"... Eu sei, e Gustavo sempre repete pra mim, que vai dar tudo certo, mas é que é tudo novo e por mais que tenha o Gustavo, a(s) família(s), os/as amigos/as etc, tem uma parte substancial dessa história que cabe a mim, e a ninguém mais. E, de verdade, talvez essa seja uma parte de mim que sempre joguei pra baixo do tapete: ficar em casa tanto tempo, cuidando das coisas da casa e, mais ainda, disponível integralmente pra outra pessoa... Não combina nem um pouquinho com o que conheço de mim. Quando decidi ser mãe sabia que as mudanças seriam muitas e só decidi porque estava disposta a encarar tudo que viria pela frente, mas agora, com o momento se aproximando, tem horas em que o pânico quase que toma conta da gente. Será que vou gostar de mim depois de tanta mudança???

Em tempo, a segunda ida ao obstetra já não foi tão divertida assim... Tudo certo com a minha saúde e a do Tito, mas com algumas idéias do médico... Enfim, tenho que segurar minha onda porque não dá pra ter tudo na vida!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Veronica, eu e Helena trabalhando em Rio Bonito


Eu (e Tito), Inês e Itamar na festa em Rio Bonito


Jovens organizados da América do Sul


na casa dos 30

Como muito gente próxima sabe, sempre quis fazer 30 anos. Tavo costuma dizer que desde os 25 digo que tenho quase 30... Mas esses 30 são outra coisa. Até semana passada dizia que estava com 20 e alguma coisa semanas o que me mantinha no lugar seguro da distância do parto, do nascimento do Tito... É claro que quando estamos grávidas o que mais queremos é que nosso(a) filho(a) nasça (e bem!), claro, mas pelo menos pra mim, desde as 20 e poucas semanas que parece que me acostumei de estar grávida. A barriga não me incomoda (só o fato de as perninhas dele estarem cada vez mais compridas e de ele andar acertando uns chutes ou joelhadas nas minhas costelas, mas isso é bem mais recente) e não tenho tido nenhum outro "sintoma" muito grave, enfim, a vida vai indo bem. Fora isso, enquanto ele está aqui dentro tenho uma boa idéia de como "cuidar" dele, o que fazer e o que não fazer (ainda que às vezes quebre algumas regrinhas, e viva a cota diária de chocolate!).

Na verdade, a proximidade do nascimento recoloca um monte de medos e ansiedades que tinham ficado mais ou menos sob controle: como vai ser com ele aqui? vou/vamos conseguir dar conta de cuidar de uma outra pessoinha? e o parto, todo esse esforço pra ter um parto natural vai valer a pena? e a amamentação, será que ele vai pegar o peito logo? será que vai doer muito? será que vamos conseguir dormir? ou será que vamos conseguir cuidar de outra pessoa enquanto estivermos há dias acordados?! Enfim, milhões de questões... Fora que restam 10 semanas para acabar de arrumar o quarto (leia-se comprar berço, cômoda, ar condicionado, prateleiras, cortina etc), comprar otras cositas necessárias, fazer chá de fraldas no Ibase, Gustavo voltar definitivamente pro RJ, comprar o carrinho, organizar um lanche pra família, lavar todas as roupinhas dele... Claro que tudo se resolve (e o que não se resolver, resolvido estará), mas a questão do tempo, como lidar com ele e como gerenciar medos e ansiedades talvez seja uma das coisas mais marcantes, legais e dolorosas desse momento. O negócio, como sempre, é seguir em frente, buscar não valorizar demais essas coisas e manter a rotina: a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo. Com o Gustavo aqui todo dia certamente isso tudo vai ficar bem mais fácil.

Em tempo, as fotos aí em cima são do encontro de jovens sul-americanos(as) que organizamos pelo Ibase semana passada. Foi muito legal e já estou com saudades de todo mundo! Valeu muito a pena dormir pouco, trabalhar muito e cair na gandaia por alguns dias...

segunda-feira, 15 de junho de 2009

dias em Mambucaba

Esse feriado aproveitei pra ir visitar o Gustavo. Como ele trabalhou quinta e sexta, ao invés de vir pra Niterói no final de semana, fui eu que fui na quinta de manhã. Apesar da chuva não ter dado trégua na sexta, quando os pais dele chegaram, os outros dias foram ótimos. Passeamos muito por Mambucaba e por Paraty. Fizemos muitas compras: presentes, Tito, Dia dos Namorados, andamos muito, tiramos fotos e comemos muito bem. Certamente foi ótimo para descansar e desestressar às vésperas de uma semana de trabalho, que começa hoje, e que vai ser bem pesada. Ah, e também deu pra colocar em dia fotos do Tito na barriga. É engraçado porque, pra mim, parece que a barriga nem está crescendo muito, mas, vendo as fotos (algumas estão abaixo), é fato que está ENORME! Acho que a tristeza e uma certa melancolia não ficaram pra trás, mas desligar de tudo faz um bem danado para a manutenção da sanidade de qualquer um!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Grávida blues

Nas últimas semanas tenho andado muito triste, sem paciência pra nada, com vontade de não fazer nada. Não estou triste com a gravidez, na verdade, estou muito feliz por sentir o Tito mexer cada vez mais. Essa sensação de diálogo/ comunicação faz muita falta no início e eu acho muito bom pra gente realizar constantemente que tem alguém dentro de nós. Mas a tristeza, uma coisa meio deprê, é com o resto: adoro o meu trabalho, mas não tenho a menor vontade de trabalhar; amo minha casinha, mas não tenho nenhuma vontade de resolver as coisas da arrumação (sinteco, pintura, leva livro, traz móvel etc); sou até uma pessoa otimista, mas ando desanimada com o mundo... Enfim, queria poder ficar quietinha, num canto, sozinha (ou com o Tavo) sem ter que lidar com mais nada além disso. Estou, além do mais, me sentindo muito cansada e bastante frágil. Seria injusto dizer que estou me sentindo assim por causa da gravidez. Vez por outra me sinto assim desde que me lembro ser seu, desde criança mesmo, e atribuir isso a mudanças hormonais não faz muito o meu estilo (aliás, vai contra tudo o que eu acredito de fato!). Mas, enfim, independente do que explique, o fato é tenho me sentido assim, e torço para que passe logo porque queria estar curtindo mais o momento ao invés de ter que suportar os dias (ou me suportar nos dias...) e torcer para uma nova onda de felicidade tomar conta de mim!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dia das mães - família Seabra

Essa aí foi tirada na comemoração do Dia das Mães da família Seabra. Os avós paternos do Tito são esses aí do meio (Ana e Paulo) e os tios (Rodrigo e Cristiane) estão nas pontas. Esse no colo todo mundo já conhece: é o João, primo fofíssimo do Tito! Ah, e essa barriga aí ainda é de 6 meses...

Serra do luar - a música que me lembra o Tito...

Amor, vim te buscar
Em pensamento
Cheguei agora no vento
Amor, não chora de sofrimento
Cheguei agora no vento
Eu só voltei prá te contar
Viajei...
Fui prá Serra do Luar
Eu mergulhei...
Ah!!!Eu quis voar
Agora vem, vem prá terra descansar

Viver é afinar o instrumento
De dentro prá fora
De fora prá dentro
A toda hora, todo momento
De dentro prá fora
De fora prá dentro
A toda hora, todo momento
De dentro prá fora
De fora prá dentro

Tudo é uma questão de manter
A mente quieta
A espinha ereta
E o coração tranquilo
Tudo é uma questão de manter
A mente quieta
A espinha ereta
E o coração tranquilo
A toda hora, todo momento
De dentro prá fora
De fora prá dentro
A toda hora, todo momento
De dentro prá fora
De fora prá dentro

Mais uma da bisa

Como o momento foi histórico, tem mais uma aí da bisa do Tito. Pena que não tiramos fotos das outras visitas! Nesse mês os Souza estiveram em peso por aqui. Nós adoramos!!! Em breve, fotos da casinha pós-sinteco e pós-pintura (um dia vai terminar! tenho fé!). A parede amarela aí do fundo ficou laranja!!!! Ah, e muito em breve fotos atualizadas do Tito na sua mãe (com o pai tb, é claro!!!)

3/4 gerações

D. Cremilda e papai visitando nossa casinha. Isso já faz tempo, se não me falha a memória foi no final de abril. Demorei para colocar, mas acho que vale a pena. Tito, no entanto, já cresceu bastante desde então. Já estamos quase quase no 7° mês!!!