segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Tito


A COISA MAIS LINDA!!!!!
Querid@s família e amig@s, Tito chegou. Chegou sexta-feira chuvosa e fria no RJ. A gente nem viu... O trabalho de parto foi tranquilo, ele chegou tranquilo, muito saudável, com 50 cm e 3,5kg. Dia desses, com mais calma, conto aqui mais sobre esse momento MARAVILHOSO! Ele chegou dia 21 de agosto, às 8h49, o melhor presente de aniversário. Estamos muito felizes, aprendendo muitas coisas novas com ele nesses primeiros dias. Agradecemos o carinho de todo mundo, a visita de quem deu um pulinho no hospital e podem continuar acompanhando um blog pq passada a adaptação inicial, colocaremos mais fotos dele aqui. bjos

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

38 com 32

É, meu povo, para os(as) que torciam para o Tito nascer no dia do meu aniversário, nada feito. Parece que a coisa está boa mesmo aqui dentro e está difícil de ele dar os primeiros sinais de querer (ou precisar) sair. Ontem fizemos uma nova ultra (esperando realmente que seja a última pq a criança está tão espremidinha lá dentro que já estou ficando assustada com a carinha do rapaz!) e tudo continua certo: ele não deu um jeito de se virar (tb não sei se isso seria possível nessa altura do campeonato com o tamanhão dele), está com os batimentos ótimos, o doppler tb está OK, enfim, tudo 100%. Desde o início, e acho que já disse isso aqui, achava que ele ia nascer lá pra setembro, nunca havia me preocupado muito com o fato de ele chegar a ficar 42 semanas, por exemplo, contanto que ele e eu estivessemos bem, que é o caso. O negócio é que com essa dieta de "come-dorme-não se mexe" dele, ele já está MUITO grande (não vou colocar os números aqui pra não assustar mais ninguém além de mim) e fico preocupada com a história do parto normal, que eu tanto quero e para o qual venho me preparando. Sei que tem muita mulher miúda que pariu verdadeiros bezerrinhos, mas a gente sempre fica um pouco mais apreensiva, afinal, não dá pra saber exatamente o tamanho da cabeça do menino, nem o quanto a mãe vai dilatar... Enfim, acreditava que iria estar tranquilíssima nessa reta final, mas estou apenas tranquila, tendo que administrar essa informação na minha cabeça. Hoje tem obstetra e, é claro, vamos conversar com ele sobre o assunto. Acho que já sei o que ele vai dizer (que só vamos ter como saber se ele sai por baixo ou não na hora), mas é sempre bom ouvir o especialista de confiança nesse momento. De resto, no meu aniversário, aproveitei pra tirar o dia de folga, dei um pulinho na praia, fiz massagem, vi filme no vídeo, fiz yoga e jantei com meu amor... E continuo trabalhando pra não ficar pensando besteira e comendo ainda mais!!!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Uma boa notícia!

Plano de saúde aumenta honorário para incentivar os partos normais

Data: 06.08.2009 - Fonte: Jornal de Santa Catarina | Saude Publica | SC

Para tentar reverter o quadro e se aproximar da meta estipulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 15% de cesarianas ao ano, a Unimed adotou duas ações. Desde o início do ano, a operadora de saúde dobra os honorários do obstetra que realiza parto normal e, nos próximos meses, implantará um serviço de preparação de gestantes para o parto natural, conta Gustavo De Ré, médico-auditor da cooperativa. No entanto, ele defende que a decisão pela modalidade de parto deve ser exclusivamente do médico, que é quem pode avaliar com embasamento científico as necessidades da gestante e do bebê.

Se o medo do parto normal é causado pelas dores, a ginecologista e obstetra do corpo clínico do Hospital Santa Catarina Kátia Beckhauser Silva ressalta que é possível evitar o transtorno do parto natural com um método chamado analgesia. Difícil mesmo, avalia, é administrar a pressão das mães: - O dilema do médico particular é que, fazer a vontade da paciente, muitas vezes significa esbarrar na ética e no conhecimento técnico. E não fazer a vontade dela pode significar perdê-la para outro médico - explica.

Os números de cesarianas na rede privada contrariam, além da recomendação da OMS, a orientação da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde). De acordo com a diretora-executiva da instituição, Solange Beatriz Palheiro Mendes, as operadoras são incentivadas, por meio de informações divulgadas
no site da entidade e de cartilhas distribuídas aos associados, a promover o parto normal. No entanto, não se pode impor esta modalidade de parto.

- Esta é uma decisão que fica a cargo da paciente e do médico - defende Solange.

Entre as pacientes do SUS, a incidência de cesarianas é menor que na rede privada porque a negociação não existe, explica o diretor em Ações em Saúde do município, Cláudio Pilotto. Exceto os casos especiais, todas fazem parto normal. Mesmo assim, o índice de cesarianas no Hospital Santo Antônio, onde cerca de 95% dos partos são pelo SUS, ficou em 53% ano passado. Segundo o gerente técnico do Hospital Santo Antônio, Osionides Conte Martinez, a taxa é alta porque o hospital, por ser referência em gravidez de alto risco, recebe muitas grávidas que necessitam de cesariana.

Multimídia Partos em Blumenau
http://www.cqcs. com.br/noticias_ detalhe.asp? iidArea=1& iidNoticia= 46151&cdPrevia= home

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

36 semanas

As últimas semanas foram muito boas e muito ruins (é, a vida é assim...). Gustavo de volta, sempre por perto, mas com a proximidade do fim da gravidez, alguns sintomas pioram, no meu caso, azia, prisão de ventre e dores nas costas. Além disso, meu poder de concentração tende a zero. Semana passada em especial foi punk. Eu ficava com dor nas costas em quase qq posição e chegou a um ponto de eu não conseguir dormir. Fiquei umas 3 noites assim. Aí resolvi pedir ajuda aos universitários e fazer uma massagem com uma fisioterapeuta, o que deu uma boa melhorada. Agora vou fazer toda semana até o final. De resto, a ansiedade tomou conta de mim depois que descobri na última ultra que o Tito já estava (muito provavelmente) com mais de 3 kg e não tínhamos acabado de comprar as coisas, nem começado a lavar as roupinhas dele ou a arrumar a mala e a cuia para a maternidade... Agora estou melhor porque conseguimos fazer boa parte do que faltava e tb porque conversei com meu obstetra. O fato de ele estar com mais de 3kg não significa muita coisa, a não ser que ele é grande, coisa que eu já sabia... Eu tb já sabia que depois da 36ª semana ele pode nascer a qualquer momento, mas estava tentando jogar a coisa bem mais pra frente (tipo para a 42ª semana), justamente para conter a ansiedade (e posso dizer que deu certo durante um tempo). Enfim, agora o quartinho dele está quase todo pronto e até sexta fechamos os preparativos para maternidade e as compras básicas. Gustavo e eu fizemos uma visita à São José semana passada e me surpreendeu positivamente. Apesar de não ter nenhuma abertura pro parto natural, a chefe da enfermagem que nos guiou era muito legal e qdo viu que nem todas iríamos fazer cesárea a priori, começou a colocar algumas coisas de outra maneira. Acho que vai dar tudo certo.

De resto, é conter a ansiedade do mundo todo, não sobre o parto ou o nascimento do Tito, a bola da vez é a tal gripe suína e o fato das gestantes serem grupo de risco (apesar de, oficialmente terem morrido 9 entre os quase 100 casos de mortes registrados no Brasil, pelo menos de acordo com o site do Ministério da Saúde hoje). Como eu continuo na ativa (leia-se trabalhando, saindo de casa, essas coisas), e meu médico não me interditou, algumas pessoas estão viajando e achando que eu vou morrer ou algo por aí! Preocupação é legal, mas excesso de zelo é paranóia, né. Enfim, concordo que se deve tomar alguns cuidados, mas deixar os noticiários e as evidências (que sempre podem ser interpretadas de MUITAS formas) controlarem nossas vidas, eu acho que não.

Logo logo coloco umas fotos do quarto do Tito aqui.