quinta-feira, 23 de julho de 2009

34 semanas

A sensação é de que, ao entrar numa nova "fase" da gravidez, dá uma baixa, um certo incômodo e demoramos no mínimo uma semana para nos adaptarmos (o que em "tempo gestacional" é uma ETERNIDADE!), mas passa. Nos adaptamos à nova normalidade e aí as coisas vão entrando nos eixos. Nas últimas 2 ou 3 semanas estive bem incomodada com as dores nas costas, enjôo, azia cada vez mais forte, cansaço maior, pressão na bexiga... Enfim, as "boas novas" do último trimestre, mas agora me sinto menos mal (não que os sintomas tenham ido embora, apenas parece que já estou mais adaptada a eles) e dá até pra ser feliz. Sim, porque junto com isso tudo, minha barriga está ENORME (apesar de com todas as complicações gastro-intestinais, e talvez por conta delas, só ter engordado 200g no último mês!) e linda, Tito está super bem, Gustavo já está em casa, a casa já está quase pronta, enfim, tudo caminhando muito bem. Não sei se ele vai ser mesmo virginiano (digamos que as chances são muitas), mas já tem toda pinta: ele já está de cabeça pra baixo (e isso desde pelo menos o 5º mês!), virado pro lado certo, cada vez mais perto da "saída", tudo organizado para sua chegada. Ontem voltamos ao obstetra e está tudo ótimo. Semana que vem tem visita à maternidade (S. José) e uma nova ultra. A partir da outra semana - 1ª de agosto - as visitas ao obstetra já começam a ser toda semana e a ansiedade precisa ser controlada (além da yoga, certamente tenho que voltar ao homeopata!). Mas Gustavo está de volta, já fizemos as listas do que falta comprar e fazer, o berço e a cômoda chegam amanhã, a Dani está trabalhando no "kit Tito", as lembrancinhas do nascimento já chegaram, já tenho doula para o parto, enfim, está tudo entrando mesmo nos eixos. O que eu queria mesmo agora era poder relaxar e encontrar um monte de gente querida que não vi ou vi muito pouco durante a gravidez. É claro que o parto não é o fim de nada, na verdade, tá mais para começo de uma nova fase e acho que, por isso mesmo, tenho tido esse desejo, de encontrar pessoas queridas e importantes antes que a fase mude. Afinal, nunca sabemos muito bem em que(m) iremos nos transformar ao virarmos mães e pais, né?

terça-feira, 7 de julho de 2009

32 semanas (ou 8 meses para os/as não-iniciados/as)

Hoje Tito faz 32 semanas, ou seja, completo 8 meses de gestação. Não, não falta um mês pro Tito nascer, mas dois! Bem, como vocês já devem ter percebido, tudo é confuso na gravidez e a "data provável" do nascimento é calculada quando se completa a 40ª semana, portanto, são, na verdade, 10 meses de gestação. Enfim, Tito só chega mesmo em setembro e ainda tenho 2 meses até lá. O impressionante é como muitas das previsões feitas sobre as grávidas estão super corretas. Portanto, se você está grávida, vai engravidar ou convive de perto com uma, aproveite o tal segundo trimestre. É mesmo o mais legal, o menos doloroso e angustiante. Apesar de tudo e de todos, as dores e "otros sintomas más" se foram (pelo menos na maior parte do tempo) e dá pra aproveitar melhor a vida. Já faz umas duas semanas que o terceiro trimestre chegou pra mim: ando muito desanimada, sem vontade de fazer muita coisa, e agora com dor nas costas!!!! A barriga já está bem pesadinha (se só o Tito deve estar com mais de 2kg, imagina com a placenta, o líquido etc) e eu já me sinto mais pesada mesmo. Bem, o que compensa tudo isso é saber que a hora dele chegar está chegando e que o pai do Tito chega antes (e agora é oficial!), ou seja, em algumas semanas o Tavo já estará aqui comigo, todos os dias, esperando por ele e terminando de arrumar o ninho. A avó Sueli deu o berço e a comoda, comprados esse final de semana, a tia Almy deu um carrinho lindo (e abóbora!), a Lili, a banheira (com suporte!!!), e muitos/as amigos/as estão ajudando com fraldas, coisinhas importantes para os cuidados do bebê e outros tantos presentes lindos - roupinhas, enfeites, bichinhos etc etc etc! Acho que até o final do mês o quartinho dele já estará pronto, esperando por ele. Espero é conseguir controlar meu mal-humor e minha falta de vontade até a chegada dele senão, mais uma vez, vai ser difícil me aturar, até pra mim... Mas tenho fé que com a chegada do marido, tudo melhore!!!!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Férias 2


Aí, no dia seguinte continou sol e resolvi enfrentar o buzão e ir à minha praia favorita no mundo todo: Itacoatiara! Tava um dia lindo e fiquei lá até o sol cair. Tem que acostumar o Tito desde cedo, né?

Férias 1

Além de ficar angustiada, tb aproveitei a semaninha de férias pra pegar uma prainha. Essa aí foi mais tímida, aqui em Icaraí mesmo (sem entrar no "mar" da Baía), com essa vista maravilhosa. Tudo bem, sou carioca e posso falar que a vista é UMA das melhores coisas de Niterói, fazer o quê.