quarta-feira, 5 de agosto de 2009

36 semanas

As últimas semanas foram muito boas e muito ruins (é, a vida é assim...). Gustavo de volta, sempre por perto, mas com a proximidade do fim da gravidez, alguns sintomas pioram, no meu caso, azia, prisão de ventre e dores nas costas. Além disso, meu poder de concentração tende a zero. Semana passada em especial foi punk. Eu ficava com dor nas costas em quase qq posição e chegou a um ponto de eu não conseguir dormir. Fiquei umas 3 noites assim. Aí resolvi pedir ajuda aos universitários e fazer uma massagem com uma fisioterapeuta, o que deu uma boa melhorada. Agora vou fazer toda semana até o final. De resto, a ansiedade tomou conta de mim depois que descobri na última ultra que o Tito já estava (muito provavelmente) com mais de 3 kg e não tínhamos acabado de comprar as coisas, nem começado a lavar as roupinhas dele ou a arrumar a mala e a cuia para a maternidade... Agora estou melhor porque conseguimos fazer boa parte do que faltava e tb porque conversei com meu obstetra. O fato de ele estar com mais de 3kg não significa muita coisa, a não ser que ele é grande, coisa que eu já sabia... Eu tb já sabia que depois da 36ª semana ele pode nascer a qualquer momento, mas estava tentando jogar a coisa bem mais pra frente (tipo para a 42ª semana), justamente para conter a ansiedade (e posso dizer que deu certo durante um tempo). Enfim, agora o quartinho dele está quase todo pronto e até sexta fechamos os preparativos para maternidade e as compras básicas. Gustavo e eu fizemos uma visita à São José semana passada e me surpreendeu positivamente. Apesar de não ter nenhuma abertura pro parto natural, a chefe da enfermagem que nos guiou era muito legal e qdo viu que nem todas iríamos fazer cesárea a priori, começou a colocar algumas coisas de outra maneira. Acho que vai dar tudo certo.

De resto, é conter a ansiedade do mundo todo, não sobre o parto ou o nascimento do Tito, a bola da vez é a tal gripe suína e o fato das gestantes serem grupo de risco (apesar de, oficialmente terem morrido 9 entre os quase 100 casos de mortes registrados no Brasil, pelo menos de acordo com o site do Ministério da Saúde hoje). Como eu continuo na ativa (leia-se trabalhando, saindo de casa, essas coisas), e meu médico não me interditou, algumas pessoas estão viajando e achando que eu vou morrer ou algo por aí! Preocupação é legal, mas excesso de zelo é paranóia, né. Enfim, concordo que se deve tomar alguns cuidados, mas deixar os noticiários e as evidências (que sempre podem ser interpretadas de MUITAS formas) controlarem nossas vidas, eu acho que não.

Logo logo coloco umas fotos do quarto do Tito aqui.

2 comentários:

  1. ai ai, você é minha ídAla, como dizia o didi.
    vc não quer é que o menino seja leonino, vai confessa. eu particularmente adoro os leoninos mas, independe de signo eu outros bichos acho que ele vai ser uma criança bacana e com a cuca legal. beijomil, mari

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Reta final é assim mesmo, lembra quando a data da defesa de tese foi marcada? Não deu uma certa ansiedade? A hora do nascimento do nosso filho é repleta de inquietações... mas felizmente os obstetras são formidáveis entrando em ação na hora H.
    Assim que der vamos visitar voces e espero que seja antes do Tito estar presente. Muitos beijos para os queridos Gustavo e Patrícia

    ResponderExcluir