quinta-feira, 2 de abril de 2009

tito - a razão do nome (pela mãe)

Escolher o nome de uma pessoa é sempre muito complicado. Escolher o nome do(a) nosso(a) filho(a), mais ainda. Pra mim e pro Gustavo nunca foi uma questão muito racional. Sempre que conversávamos sobre nomes - sobretudo de meninas - e falávamos de Nina, Iara ou Rita tinha mais um motivo afetivo do que uma razão ligada ao significado. Enfim, são nomes que achávamos bonitos, faziam referência a alguma música que gostávamos ou algo assim e ponto. Nome de menino nós tínhamos acordo sobre um só: João. Pelas mesmas razões: nome curto, simples e bonito. Aí veio nosso primeiro queridíssimo sobrinho e adivinhem.... Chama-se João. João e o nosso filho terão 2 anos de diferença, são primos em primeiro grau, enfim, nenhuma possibilidade de terem exatamente o mesmo nome. Então, quando soubemos da gravidez, nome de menina, vários; de menino... nada. Os que eu gostava, Gustavo não gostava e o mesmo acontecia ao contrário. Aí Gustavo veio com Tito e gostei. Nome simples e pequeno. Como Nina, uma consoante e duas vogais; como Nina parece (e pode mesmo) ser apelido. Enfim, fazia todo sentido, não fosse o fato de Tita ser meu apelido desde os meus 8/ 9 anos, quando minha irmã começou a falar e assim me (re)batizou. Boa parte das pessoas da família do meu pai passaram, então, a me chamar de Tita. E fiquei achando estranho ser o Tito filho da Tita. Mas aí, meu marido maravilhoso, veio com o argumento definitivo: o nome do filho também seria uma homenagem à mãe. Como boa leonina, não tive para onde correr e nosso filho será Tito (filho da Tita). Depois, procurando na Internet, é claro que achamos muitas referências ao nome e muitos famosos com esse nome (até então me lembrava apenas do Tito da Iugoslávia). A seguir, algumas coisas que encontramos... Um dia desses coloco alguns persongens históricos que tiveram esse nome. Ah, e essa é a minha versão da história, queria que Gustavo também desse a dele...

TITO
Significados:
1) Origem bíblica. "Acredita em Deus", dois auxiliares de São Paulo tiveram esse nome.
2) Origem latina. "O valente defensor".
3) Latim. Louvável.
4) Grego. Ou Titus, dos gigantes.
5) Pombo selvagem ou temente a Deus.
6) Respeitável, venerável, honrado.

16 comentários:

  1. é isso aí...
    foi difícil encontrar um nome que agradasse a nós dois.. Já estava começando a reavaliar aqueles outros que você tinha sugerido quando veio a idéia... Viajei de Angra até Niterói repetindo o nome na minha cabeça... meio que me convencendo antes de tentar te convencer... Era exatamente o que a gente queria! Um nome pequeno e simples... que não fosse comum, mas que também não fosse esquisito.... Tem uma boa sonoridade... quase percussiva!! TITO!!!.... e ainda cabe a homenagem.....
    Acho que já nos acostumamos..... espero que ele goste....

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei o nome! Logo incorporei o nome da criança(que parece já tem personalidade) ao querido casal.
    Além do mais, Tito foi um Imperador romano. Ele inaugurou o Coliseu. Veja só!
    Estou anexando um trecho da Wikipédia que fala uma coisa importante sobre esse Imperador:

    (...)"Seus generosos presentes tornaram-no popular entre o povo romano. Ficou na memória dos súditos como a "delícia do gênero humano", em virtude dos supostos benefícios feitos ao povo.Costumava dizer "perdi meu dia" (dies perditi- latim) quando a noite o alcançava sem que tivesse conseguido praticar algum bem."
    Tem que dizer mais alguma coisa?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquise o que ele fez em jerusalem🤣

      Excluir
    2. Em.70 dc Tito destroi Jerusalém e escravisa os sobrevi entes a construir o Coliseu. E saqueiam todo ouro do templo do poderoso grovana🤣

      Excluir
  3. Tita e Gustavo,
    esse maravilhoso comentário acima, falando da origem italiana, claro deveria ter partido das Curzio :) foi mamae, sua tia Angela... mas ela ficou mto triste por não conseguir colocar o nome dela. Então, estou aqui, como uma boa filha, resolvendo a tristeza dela...:D

    ResponderExcluir
  4. Eu lembro de cara do Tito Puente e do Tito Madi. Acho o nome fofo!
    Aliás, quando é que eu vou te ver, barriguda?

    ResponderExcluir
  5. Minha linda eu acho q o ilustre maior q tem esse nome é o frei Tito, ele é uma figura linda foi um homem perseguido durante a ditadura militar assista o filme sobre ele e vai entender eu tmb quero coloar esse nome no meu filho porq é lndo, simples e muito singelo.
    Michelle de Manaus

    ResponderExcluir
  6. Ola, meu filho Tito tinha um dever de casa hoje, descobrir o significado do nome dele. O google me levou ao seu blog e, que surpresa! So pra voce saber que tenho um filho Tito (6 anos) e agora uma filha Nina (2 meses!)
    um beijo pro seu Tito.

    ResponderExcluir
  7. Uau que legal saber q existem vários Titos por aí, em pensar q antes só conhecia um, o Tito Valadão, filho de uma cantora gospel q amo, daí minha homenagem...porque tb tenho um Tito aki em casa, meu principe que fará 1 ano mês q vem.
    Legal conhecer sua história, Deus abençoe seu Tito, e q ele seja orgulho p vcs pais.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Desde que descobrir que estava gravida comecei a pensar no nome para o baby, se fosse mulher seria maria luiza e se fosse homem ai que veio a duvida. queria o nome do meu avó "antonio ezequiel" mas com certeza as pessoas iriam chama-lo de toinho ou ate mesmo antoi. ai pensei em colocar um outro nome e quando abrir a bíblia vir uma passagem de Tito e Ezequiel. ai decidir colocar o nome do meu filho de Tito Ezequiel. uns gostaram e outros nao, mas o mais importante foi ver o significado do nome Tito que tem tudo a ver com meu guerreiro que ta para chegar. bjs e fique todos com Deus

    ResponderExcluir
  9. Estou gravida do meu primeiro filho, para o qual eu e o pai (que chama-se GUSTAVO!) escolhemos o nome de Tito (aliás, o Gustavo escolheu e eu gostei). Estávamos no mesmo impasse...Gustavo queria um nome não muito comum, curto, fácil. Eu sempre quis nome italiano. Fiquei arrepiada com as coincidências por aqui!

    ResponderExcluir
  10. Olá, adoro esse nome Tito pois é meu sobrenome.
    Bem diferente!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Não sei se é muito tarde para comentar esse post, mas estou grávida e os médicos não quiseram dar certeza que é menino. Mas eu e meu Esposo temos a certeza que sim depois de um sonho que Deus me revelou, pois eu pedi isso a Ele antes mesmo de fazer a primeira ultrassom, daqui a 5 dias vamos ter finalmente a certeza que será nosso Menino Tito, foi o único nome que eu e meu Esposo concordamos, pois gostamos de nomes curtos e que ninguém tenha em nossa família e amigos, depois que eu soube do seu significado me apaixonei e desde então ja chamamos nosso pequeno pelo Nome Tito !!!

    ResponderExcluir
  12. Que coincidência!! O nome da minha filha é Nina e se tivermos um menino mais pra frente o nome vai ser tito! 😍 Eu e meu esposo adoramos nomes curtos, que parecem apelidos mas tem o significado bonito e forte

    ResponderExcluir
  13. Hahaha coincidências sensacionais....meu marido é Gustavo e nosso filho vai se chamar Tito :)

    ResponderExcluir
  14. Nosso Tito já tem 4 anos, estávamos eu e minha esposa (na época ainda namorados) participando de uma missa dominical e a leitura do dia era carta de São Paulo a Tito, no mesmo momento comentei com ela “que nome bonito, se um dia tivermos um filho vamos colocar o nome de Tito?” E ela aceitou na hora. Os anos se passaram, casamos e quando ela ficou grávida tínhamos certeza que seria o Tito.

    ResponderExcluir